28/01/2013 - Domingo para ser esquecido

Tragédia em Santa Maria
O incêndio com mais mortes nos últimos 50 anos no Brasil causou comoção nacional e grande repercussão internacional. Em poucos minutos, 231 pessoas - na maioria jovens - morreram na boate Kiss de Santa Maria - cidade universitária de 261 mil habitantes na região central do Rio Grande do Sul. Outras 127 ficaram feridas.

A tragédia começou às 2h30 de domingo, 27, quando um músico acendeu um sinalizador para dar início ao show pirotécnico da banda Gurizada Fandangueira. 

No momento, cerca de 2 mil pessoas acompanhavam a festa organizada por estudantes do primeiro ano das faculdades de Tecnologia de Alimentos, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

Uma fagulha atingiu o sistema de exaustão da casa noturna e o fogo se alastrou rapidamente pelo teto com papelão e material de proteção acústica. A maioria das vítimas, porém, não foi atingida pelas chamas - 90% morreram asfixiadas.


A causa

Banda que tocava na hora do incêndio
O sonfoneiro Danilo Jaques, o mais jovem, morreu
Imagens do interior da boate
Antes e após o  incêndio

Imagens da fachada da boate
Antes e após incêndio

Veja outros incêndios ocorridos no Brasil

A maior tragédia ocorreu no Gran Circo Americano, em Niterói, que deixou 503 mortos, no dia 17 de dezembro de 1961

A tragédia do Kiss se aproxima do incêndio do Edifício Joelma - SP, ocorrido em 1º de fevereiro de 1974. Na ocasião, 187 pessoas morreram no prédio.

Dois anos antes, em 24 de fevereiro de 1974, 16 pessoas morreram e 345 ficaram feridas no incêndio do edifício Andraus, na Avenida São João – RJ.

Ainda na década de 70, outro incêndio de grandes proporções ocorreu nas Lojas Renner de Porto Alegre, em 24 de abril de 1976. Quarenta e uma pessoas morreram.  

No Rio, uma das maiores tragédias ocorreu no Edifício Andorinha avenidas Graça em 17 de fevereiro de 1986. O incidente resultou na morte de 21 pessoas.

Já na véspera do Dia dos Namorados de 1996, 42 pessoas morreram após uma explosão em um shopping de Osasco, na Grande São Paulo.

----------------------
------------ 

Lady Gaga publica foto em homenagem a 

parentes de vítimas de incêndio

A cantora Lady Gaga postou uma foto na sua conta do Twitter, neste domingo, para homenagear as vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS). 
 
Ela aparece rezando para os parentes das vítimas da tragédia "Meu coração está com você, Brasil. Envio minhas orações para as famílias e amigos que perderam entes querido no incêndio no Brasil. Eu estou pensando em você hoje durante esta tragédia", escreveu a cantora no microblog.