26/04/2013 - Vírus H1N1 já fez duas vítimas em Tucuruí


Aeronave cai e mata  um em Belém
 Uma equipe do Corpo de Bombeiros permanece na avenida Júlio César, próximo ao elevado Daniel Berg, na tarde desta sexta-feira (26) trabalhando na retirada do avião monomotor, que sofreu acidente na manhã de hoje, e deixou uma mulher morta. 

A retirada da aeronave da pista iniciou logo após o trabalho dos peritos do Instituto Médico Legal (IML), que colherem informações sobre as causas do acidente.

 Segundo o Hospital Metropolitano, o piloto e um passageiro da aeronave, que estão em estado grave, passaram por cirurgia. As demais pessoas passam por avaliações médicas.

 Confirmada presença do H1N1
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), informou em nota, na noite de ontem, quinta-feira (25), que foi confirmada a presença do vírus Influenza A (H1N1) através dos resultados dos exames feitos pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), na paciente Francinalva Silva dos Santos de 22 anos, que estava grávida e morreu na terça-feira (23) passada, em Tucuruí, no sudeste do Estado, com suspeita da doença.


Renan critica Judiciário e anuncia ação
contra liminar de Mendes
Júnia Gama, Maria Lima e Isabel Braga, O Globo

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quinta-feira que vai entrar com agravo regimental no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a liminar dada ontem pelo ministro Gilmar Mendes, que suspendeu a proposta que limita a criação de novos partidos políticos.

— O papel do Legislativo é zelar por sua competência. Da mesma forma que não interferimos no Judiciário, não aceitamos que o Judiciário influa nas nossas decisões —disse Renan, após longas reuniões com senadores e o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).



Sespa invstiga causas 
de morte em Turucuí

Após a morte de duas pessoas com suspeita do vírus H1N1, a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) se pronunciou sobre o assunto. Através de nota divulgada na tarde de quinta-feira (25/04), informou que os casos notificados no Hospital Regional de Tucuruí ainda estão sendo investigados pela equipe do 11º Centro Regional de Saúde, que presta apoio às equipes de Vigilância Epidemiológica das Secretarias de Saúde de Tucuruí e de Breu Branco.

A secretaria informou ainda que está aguardando os resultados dos exames que estão sendo feitos pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) sobre os casos de Tucuruí.

Segundo a nota, até hoje, no Pará, foram notificados 62 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses casos, 19 foram positivos para os vírus: nove para Influenza A (H1N1), um para Influenza A (H3N2), quatro para Influenza B, e cinco para outros tipos de vírus.

Desde o início deste ano, duas pessoas morreram com o vírus H1N1 e H3N2. Ambos os casos aconteceram em Belém.

Recomendações
Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus, o Center Deseases Control (CDC) recomenda:

* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
* Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;
* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
* Suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;
* Procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.


Marcos Valério foi "esclarecedor", afirma delegada da PF.
A delegada responsável pelo inquérito que investiga o elo do ex-presidente Lula com o mensalão, Andréa Pinho, considerou "esclarecedor" o novo depoimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. 

A expressão foi usada por interlocutores da delegada na Polícia Federal. Pinho esteve quarta feira em Belo Horizonte, onde ouviu o empresário.

A razão principal para o novo depoimento era levantar detalhes sobre os supostos encontros de Valério com Lula e esclarecer possíveis contradições do empresário.


Pedro Simon
Aos 83 anos de idade, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez o discurso mais contundente contra a presidente Dilma Rousseff, durante a discussão do pedido de urgência, apresentado por governistas, para votar o projeto que dificulta o funcionamento de novos partidos políticos.

Contrário ao projeto, Simon chamou Dilma de "marechala presidente" e "política vulgar".

Afirmou que a presidente está "perdendo a credibilidade" e "se deixou ludibriar pela paixão do cargo e para se manter no cargo, custe o que custar".


Aécio quer mandato de cinco anos e fim da reeleição.
O senador e pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB-MG) está elaborando um projeto para propor no Senado que vai polemizar e alterar o atual cenário político: ele quer extinguir a possibilidade de reeleição presidencial, de governadores e prefeitos e ampliar de quatro para cinco anos os mandatos de todos os novos eleitos, aplicando, desde já, a regra que poderia afetar a si mesmo caso eleito.

Sua ideia é que, uma vez aprovada, a regra passe a valer já para os vencedores do pleito de 2014, impondo ajustes aos mandatos atuais de senadores e deputados, ampliando-os para forçar a coincidência nas eleições seguintes e fixando-os nos mesmos cinco anos estabelecidos para Presidente da República.

Aécio ainda matura o projeto, mas não esconde a convicção de que os quatro anos previstos na legislação vigente são insuficientes para uma gestão minimamente eficiente de um País ou Estado.


STF concede liminar que garante criação de novos partidos. 
O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes suspendeu ontem a tramitação do projeto que inibe a criação de partidos no país, o que representa, por ora, uma derrota do governo Dilma Rousseff e dos principais partidos que lhe apoiam no Congresso, PT e PMDB.

Em decisão provisória (liminar), Mendes diz que o projeto foi analisado com "extrema velocidade" e representa "aparente tentativa casuística de alterar as regras para criação de partidos" em prejuízo de "minorias políticas" e da "própria democracia".

A Câmara já aprovou o projeto, que tira das siglas novatas a possibilidade de amplo acesso ao fundo partidário e ao tempo de TV. O texto, agora, está no Senado. Patrocinada pelo Planalto e por PT e PMDB, a medida é uma tentativa de esvaziar eventuais rivais de Dilma em 2014, como o movimento da ex-senadora Marina Silva, que tenta criar a Rede para disputar a Presidência.

Outros presidenciáveis como Eduardo Campos (PSB-PE) e Aécio Neves (PSDB-MG) também são contra o projeto pois interessa a eles maior número de candidatos como forma de evitar uma vitória do PT no primeiro turno.


Conselho confirma afastamento de Demóstenes 
Torres como promotor
Os integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) confirmaram nesta quarta-feira o afastamento do ex-senador Demóstenes Torres (GO) do cargo de procurador do Ministério Público de Goiás, mas reconheceram que ele tem direito à vitaliciedade. 

A decisão limita as possibilidades de demissão do cargo. Isso somente poderá ocorrer após uma decisão judicial. Demóstenes Torres está afastado do Ministério Público desde outubro. O ex-senador de Goiás é investigado por suspeita de manter relações com o empresário do ramo de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.


Suplicy pede que PT pense sobre projeto que inibe siglas
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu nesta quarta-feira que a bancada do PT no Senado reflita sobre o apoio ao projeto que inibe a criação de partidos.

 Os 12 senadores da legenda foram obrigados nesta terça-feira a fechar questão favorável ao projeto após o presidente nacional da sigla, deputado estadual Rui Falcão (SP), ter desembarcado em Brasília e tê-los enquadrado.

 Na segunda-feira, o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), havia dito, em discurso da tribuna, que apresentaria uma emenda ao projeto para que entrasse em vigor somente após a eleição de 2014.


Cabo de sustentação da cobertura do Castelão se 
rompe e machuca operários
Um cabo de sustentação da coberta da Arena Castelão, em Fortaleza, se rompeu na manhã desta quarta-feira, ferindo operários que faziam a manutenção da estrutura. O rompimento do cabo não abalou a coberta do estádio e logo foi substituído. 

O consórcio que administra a nova arena informou que o acidente não foi revelante e que a manutenção de "equipamento recentemente inaugurado é uma rotina". O acidente ocorreu no fim da manhã, quando dois operários que faziam a manutenção se desequilibraram com o rompimento do cabo. Felizmente, eles conseguiram de equilibrar e evitar ferimentos mais graves.


Gurgel diz que proibir MP de investigar é 'loucura'
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel (foto abaixo), afirmou nesta quarta-feira que será uma "insanidade" proibir integrantes do Ministério Público de participar de investigações criminais.

"Num país em que a impunidade é imensa e a corrupção grassa por todos os lados, querer concentrar o poder investigatório numa instituição (polícia), não há outra palavra, é uma loucura, é uma insanidade", disse.


Câmara aprova pena de prisão de até 
10 anos para morte em rachas
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto que estabelece pena de até 10 anos de prisão para homicídio cometido por motorista que participava de racha. A proposta amplia ainda as multas para quem praticar essa infração, igualando as penalidades à da lei seca, que pune o motorista que dirigir embriagado.