06/06/2013 - Reunião de prefeitos, vereadores e índios

Reunião com índios na BR-153, com objetivo 
de desobistruirem a estrada.

Barraco montado na estrada, sobre a ponte do Rio Gameleira.
 
Local onde foi mantido diálogo dos prefeitos Jorge Barros, Pedro Paraná e Baxim  com Naldo e Elton, representantes dos índios.

Jorge Barros, em nome dos prefeitos, explica que a interdição da BR-153 vem trazendo enormes prejuízos para os municípios e, principalmente, para São Geraldo do Araguaia.

Solicita a compreensão dos índios no sentido de desobistruirem a estrada, apesar de compreender como legítima as reivindicações dos índios.

Os líderes da manifestação, Naldo e Elton, justificam que reconhecem as dificuldades que a interdição vem causando aos municípios, mas que não desobistrirão a BR-153 sem que suas reivindicações sejam atendidas: melhor tratamento aos índios por parte dos órgãos federais e a demissão da funcionária Daniela Cavalcante, Coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena- Guamá/Tocantins.

Afirmaram que irão às últimas conseqüências - atingir instalações como rede elética da Eletronorte, ferrovias e outros.

Jorge Barros ponderou que ele e os demais prefeitos e vereadores estavam dispostos a intermediarem uma solução para o caso, pois os municípios não estavam mais suportando a situação, devido aos sérios prejuízos que vinham causando à população.

Os representantes dos índios pediram que os prefeitos intermediassem uma reunião deles com um órgão do governo federal, em Brasília, que eles liberariam a estrada, provisoriamente.

Jorge Barros, Baixim-Brejo Grande, Pedro Paraná-São Domingos e Wagner Machado-Piçarra
Os prefeitos aceitaram intermediarem as negociações para a marcação de uma reunião dos índios com autoridades em Brasília, mas para isto tiveram que reunirem-se com todos os cabeças que lideram as aldeias presentes na interdição da BR-153.

Reunião final em que ficou fechado que, se os prefeitos e vereadores conseguirem marcar uma reunião dos índios com autoridades em Brasília, eles liberarão a BR-153.
 
Daqui os prefeitos e representantes dos índios sairam com destino a São Domingo do Araguaia, com objetivo de manterem contatos com lideranças em Brasília no sentido da obtenção da marcação de uma audiência entre os índios e autoridades federais.

 A estrada foi desobistruída por volta das 21:00 horas.
prova de que a presença dos prefeitos e vereadores foi a grande responsável por tal decisão por parte dos indígenas.

Esta foto quem tirou foi o vereador Rony, para registrar a presença dos vereadores na reunião na aldeia indígena.

Representando a imprensa, estou eu aí, no meio das autoridades.

Peixe e tatu, alimentos apreciados pelos índios

"Cacique Siqueira" e "guerreiro Cidão", em um momento de descontração.


Vereador Zezé olhando para o carro e exclamando a respeito do motorista, que em alta velocidade,  passou por cima de um tronco de castanheira e ficou enganchado num segundo tronco :
- Ô bruuuuuuto!!!

Um comentário:

Usem do bom senso e da responsabilidade ao expressar sua opinião. Sintam-se à vontade para contribuir com nosso processo democrático.
Só os inconscientes e desprovidos da verdade utilizam anonimato e falsa identidade para expor um pensamento.